16 de abr. de 2015

Prosa Feminina – Tipos de Cabelos

Olá queridonas!!

Nossa prosa hoje começa com uma pergunta: Você sabe qual é seu tipo de cabelo?

Se você é como eu que muitas vezes passa um sufoco em entender seu cabelo você irá gostar desse post.

hair_types_

Muitas vezes pecamos a julgar nosso cabelo como um rebelde sem causa, porque muitas vezes ele tem uma causa sim, e pior, nós é que somos culpadas, por não sabermos como tratá-lo e acabamos por dar "permissão" para ele se rebelar. rsrs

Depois que postei a TAG: Cabelos recebi algumas mensagens dizendo que se identificaram com algumas das minhas respostas, outras pediram dicas de uma linha de tratamento específico para seu tipo de cabelo.

Gente não sou expert no assunto, mas resolvi fazer uma pesquisa básica para auxiliá-las.

Vamos lá.

Temos 3 tipos de cabelos: cabelos normais (mistos), cabelos oleosos e cabelos secos (ressecados).

Agora irei explicar de forma bem simples cada um.

CABELOS NORMAIS:

Eles apresentam um brilho e volume adequados, são macios e não precisam estar lotados de produtos para apresentar essas características.
Não ressecam com facilidade, nem apresentam excesso de oleosidade.
Fáceis de pentear e não necessitam ser lavados com muita freqüência.
O couro cabeludo costuma estar limpo, e as glândulas sebáceas produzem apenas a gordura necessária para a alimentação dos cabelos.
Sendo assim, basta lavar a cabeça com um xampu suave e ter o cuidado de proteger o cabelo de fatores externos como o sol ou o vento.

CABELOS OLEOSOS:

Esse tipo de cabelo se se caracteriza pela gordura produzida em excesso pelas glândulas sebáceas, geralmente o cabelo geralmente é fino, perdendo mais o volume.
Para manter a boa aparência a lavagem é uma das principais medidas terapêuticas, uma vez que quando o couro cabeludo está sujo, impede que os folículos pilosos e as glândulas sebáceas funcionem de forma eficaz. Por isso os cabelos devem ser lavados diariamente. Procure utilizar xampus específicos para cabelos oleosos.

CABELOS SECOS:

Neste caso, o que ocorre é que a gordura produzida não é suficiente para deixar os cabelos devidamente hidratados. Eles são volumosos e difíceis de pentear ou desembaraçar; frágeis e sem brilho, são ásperos ao toque. Não os lave todos os dias e hidrate-os à vontade.

Mais informações vocês podem encontrar em Beleza e Saúde.

Curiosidades:

O ciclo do cabelo
O cabelo cresce cerca de 1-1.5 cm por mês. Depois de 3-7 anos de crescimento, a papila na raiz do cabelo deixa de atuar, fazendo parar o crescimento do cabelo e a raiz capilar retrai-se. Finalmente, o cabelo solta-se, cai e deixa espaço para um cabelo novo, que nasce na nova papila. Dado que os cabelos todos não estão sempre na mesma fase de crescimento, garante-se que o cabelo cresce de forma equilibrada. Uma queda de cabelo de 30-100 cabelos por dia é perfeitamente normal.

Então não se apavorem se notar muitos cabelos no chão durante o banho e a lavagem deles, principalmente as cacheadas e crespas, já que os cabelos que caem tendem a ficar presos nos cachos.

Queratina
O cabelo consiste principalmente em queratina. Queratinas são proteínas, que são responsáveis pela textura e elasticidade do cabelo.

Danos no cabelo
O cabelo pode sofrer danos devido a várias influências externas.
Estes danos podem ser divididos em quatro grupos:
- Danos mecânicos - devido ao pentear e puxar,
- Danos através do calor, por secar com secador ou utilizar um modelador de cabelo/ ferro de alisar.,
- Mudanças químicas - devido a pintar o cabelo, descolorar ou fazer permanentes,
- Danos devido aos raios-UV.
As influências negativas acima mencionadas tornam a superfície do cabelo áspera, as "telhas" soltam-se ou são destruídas. Portanto, o cabelo parece fraco e baço, fica difícil de pentear e áspero. Se o cabelo fica danificado, por exemplo, devido a calor, mudanças químicas ou luz solar intensa, perde estabilidade e força. Fica com tendência a partir e criar pontas espigadas. Com os produtos adequados estes danos podem ser reduzidos, para que o cabelo volte a ter um aspecto saudável.

Bem, espero ter ajudado vocês com essas explicações e curiosidades.

Se vocês quiserem posso mostrar alguns produtos específicos para cada tipo de cabelo numa postagem futura.

Por hoje é só!!

 

Bjkitas mil, obrigada pela visita e comentário.

Marcela Moreira
Designer Gráfica e Crafter

Postei ouvindo: série Demolidor via Netflix.

Visitem nossa loja! 

logo_250x250

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...