1 de jul. de 2015

Craftando – Como combinar padronagens.

Oieee!!
Tudo bem com vocês?

Como viram a postagem de hoje é sobre combinar cores e padronagens.

Recebo muitas perguntas sobre como eu consigo combinar tão bem as cores e as estampas (padronagens).

HTB1XY6tGXXXXXbFXFXXq6xXFXXXq2

Bem, quando comecei eu tinha muita dificuldade, depois de observar muito o pessoal do patchwork comecei a explorar certa combinações, mas confesso que não faço parte das ousadas, sempre procuro o mais clean, a combinação certinha.

Mas pesquisando na internet, achei algumas dicas que podemos aplicar.

Estampas diferentes combinam, desde que mantendo o mesmo tom.
Vocês podem optar por uma cor e usar dois ou mais tipo, por exemplo o tom rosa e usar apenas elas, mesmo com as estampas diferentes (vide foto acima os 2 últimos tecidos do grupo rosa).

Estampas miúdas e tons pastel.
Essa combinação é uma das que eu gosto, nada como um tom neutro e padronagem miúda quando vocês querem colocar algo em destaquem na peça assim.
Ex: um tecido com fundo bege, estampa verde e um detalhe em vermelho sobre a peça.

Combinações clássicas
Tipo vermelho e azul marinho aí vocês podem jogar várias padronagens nesses tons, que vão combinar.
Ex: xadrez com florzinha.

Fidelidade ao tom principal
Vamos supor que vocês escolheram a cor azul, vocês poderão usar o tom e seus degradês tanto na estampa como no tecido liso.

Bases neutras
Essa é a que eu mais uso.
Gosto de cores neutras quando tenho uma estampa que "grita" muito.
Como nesse caso:

IMG_20150622_144822

Usei a estampa na capa, mas na contra-capa eu usei um linho neutro.

Essas foram as dicas que separei de um blog de decoração.

Outra dica que vocês podem usar também é… lembram da postagem aqui sobre combo de cores?

Digamos que eu tenho um tecido estampado em mãos, irei separ como no combo as cores que compõem esse tecido, depois verei as que tenho disponíveis, em seguida as variáveis…  se  são lisos, poás, listrados, xadrez e até mesmo os com estampas miúdas com uma cor só e então vou combinando.

Geralmente dá combinarmos até 3 tecidos por projetos ou mais.
Cuidado para não poluir a peça.

Veja alguns kits de tecidos que separei pra vocês verem o que quero dizer.

 

HTB1XY6tGXXXXXbFXFXXq6xXFXXXq HTB1mwHJGXXXXXaxXXXXq6xXFXXXGHTB1PgvuGXXXXXbcXVXXq6xXFXXXy HTB1uN2LGXXXXXXgXXXXq6xXFXXXZ

Notem que no primeiro kit além do azul predominante eu posso trabalhar com o amarelo e cinza.
No segundo kit tons de verde e um amarelo.
No terceiro também posso usar o bege, o azul bebê e o verde folha.
No último kit tenho o preto, o verde e o marrom.

Viram como não é tão difícil assim?
É só observar com calma o tecido.

Vou até ousar um pouquinho, vejam no grupo dos tecidos rosa, pelo primeiro tecido eu conseguiria trabalhar com um azul clarinho, creio que eu poderia usar um verde água também.
No segundo tecido do grupo azul um poá branco num fundo vermelho também ficaria legal.

Enfim gente, depois que vemos dessa forma tudo fica mais fácil não?

É bom ressaltar para os iniciantes que esses kits são vendidos em lojas de tecidos e seguem essa linha de combinar entre si para facilitar nossas vidas no começo. rsrsrs

E não esqueçam, me contem se esse post ajudou vocês.

É isso, fico por aqui.

Bjkitas mil!!
Grata pela visita. ;)

Marcela Moreira
Designer Gráfica e Crafter

Postei ouvindo: nada.

Visitem nossa loja e confiram as novidades! 

logo_completo11222

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...