2 de out. de 2015

E começou a Fall Season

Oi geeeeeente!!

Quem é amante de séries como eu já sabe o que quer dizer isso Fall Season né?
Oi? Alguns de vocês curtem, mas ainda não sabe?
Vamos lá que o post de hoje promete deixar vocês ligados nos termos que envolve o mundo das séries.

series-capa

Separei os que mais vejo por aí:

Crossover: É quando uma série cruza com outra. Geralmente são séries do mesmo canal, e a união das duas em um episódio é uma forma de aumentar a audiência de ambas. Temos como exemplo o pessoal de Private Practice aparecendo em Grey’s Anatomy, o Stewie de Family Guy aparecendo em Bones e os CSI’s das diferentes cidades se encontrando.

Webisodes: Como este é um termo novo, não é tão importante saber, mas olhando para o futuro, isso poderá ser muito usado. Enfim, webisodes são como você já deve ter percebido, episódios feitos especialmente para a internet, para serem vistos diretamente lá ou baixados. Um exemplo de série que fez isso foi The Office.

Fierce: Basicamente, é algo foda. É a abertura de America’s Next Top Model, é o figurino de Gossip Girl, é uma roupa avant-gard em Project Runway. É um foda pra-frentex, se é que me entendem.

Temporada (season): É um conjunto de episódios de uma série. Todo ano temos esse conjunto sendo exibido. Então, normalmente, uma temporada é igual a ano. Ou seja, você pode chamar de segunda temporada ou ano dois. Tanto faz, o que interessa mesmo é que normalmente esse conjunto fica entre 20 a 26 episódios. Se for de TV a cabo normalmente diminui, algo entre 12. Se for inglesa, se prepare para míseros 6 episódios por temporada.

logo challenge serie tv 2013Fall Season: Isso você precisa saber. O fall season é o período mais importante na TV americana para as séries. As novas temporadas das séries de sucesso, e as novas apostas dos canais entram no ar durante esse período, que geralmente começa em setembro e vai até maio. 

Mid Season: Entre um fall season e outro, acontece o mid season, que seria a “temporada do meio”. É nesse período que entram séries muitas vezes descompromissadas, para durar uma ou duas temporadas mesmo, com poucos episódios. Algumas dão muito certo, como Prison Break, que entrou no mid season para substituir 24 Horas e acabou fazendo tanto sucesso que foi para o fall season. O midseason geralmente dura de maio a setembro em geral. E no fim do ano, todas as séries entram em intervalo e voltam em janeiro ou fevereiro, é o chamado “hiato” (aqui as vezes estréiam séries novas quando tem esse intervalo no fim do ano).

Season Finale: Outro termo bastante usado é esse. Você foi baixar o último episódio da 3ªtemporada de Lost, e lá estava o nome do episódio e escrito bem grande ao lado [SEASON FINALE]. É simples, season finale quer dizer final de temporada, o último episódio da temporada. Curiosamente, o termo é mais usado para escrever, não é muito comum se falar isso.

Hiato: Alguns seriados ficam um tempo sem serem exibidos durante sua temporada regular, tanto pode ser algumas semanas, como até meses. Esse intervalo é chamado de hiato.

Hit: Um sucesso. A série que mais deu certo durante uma temporada, que caiu no gosto dos blogueiros.

Flop: Contrário de Hit, aquela série que fracassou logo de cara.

Sitcom: Os tempos desse estilo de comédia estão acabando, mas eles já estão marcados na história e qualquer fã de séries deve saber o que é. Sitcoms são aquelas comédias tradicionais, com cenários fixos e a platéia (que adiciona as famigeradas risadas de fundo). Há exceções para essa questão da platéia assistindo, como How I Met Your Mother, Friends e Seinfeld. É tudo feito do jeito tradicional, mas como alguns episódios seguem um estilo diferente do que estamos acostumados, algumas risadas são adicionadas depois, como o programa já editado.

Spin-Off: Isso é importante saber. Mas é muuuito simples de explicar. Spin-Off são séries que se originaram de outras séries. Na maioria das vezes, é um personagem em especial que ganha uma série só pra ele, e esta é chamada de Spin-Off. Exemplos famosos de spin-offs são Joey, uma série que o engraçadissímo Joey Tribbiani de Friends, Private Practice, The Originals,  Frasier saiu de Cheers. Mas este deu certo.

serie-tv1Plot: Um termo não muito usado em conversas sobre séries, mas que você pode ouvir falar as vezes ou ler em sites como o Wikipédia e desconhecer o significado. Plot é a história da série ou da temporada, no que ela se baseia, o arco central. Se você ainda não entendeu aí vai o exemplo: O plot da 1ªtemporada de 24 Horas é mais ou menos o seguinte: “A família do agente da CTU Jack Bauer é sequestrada e corre grave perigo e ao mesmo tempo, um atentado contra o candidato a presidente David Palmer é armado. Com isso, Jack precisa salvar Palmer e sua família. E, para piorar, os dois acontecimentos parecem ter uma ligação”. Este é um plot resumidíssim, mas um plot completo fala de outros personagens, o que eles farão na série, quem é o mocinho equem é o vilão e etc…

Cliffhanger: Conhecido popularmente como “gancho”, cliffhanger é aquele final de episódio que te deixa louco para ver o próximo. Séries como 24 Horas e Lost foram mestres em fazer cliffhangers que fazem a espera de 1 semana pelo próximo episódio simplesmente torturante. O pior é quando a temporada acaba em clima de mistério e temos que esperar meses para ver como continua. Os fãs de Lost lembram bem do final da 1ªtemporada: a escotilha sendo aberta e eles olhando para dentro do buraco…e acabava. Foi agoniante esperar tanto tempo pra ver o que tinha dentro do lugar.

Hype: É o burburinho, os comentários de boca a boca que uma série traz. Às vezes corresponde, como em Breaking Bad, às vezes é uma decepção, como em Terra Nova. Não dá pra confiar muito no hype.

Jump the Shark: Ao pé da letra, “pular o tubarão”. Surgiu em um episódio de Happy Days, onde o personagem Fonzie pulou um tubarão em uma cena. O sentido mesmo é quando você está acompanhando sua série ótima, e de repente acontece algum evento tão ruim, mas tão ruim que faz com que a série toda vá ladeira abaixo, e nunca mais volte a ser boa. Como exemplos temos a Felicity cortando o cabelo, a tia Vivian de Um Maluco no Pedaço sendo trocada…

Spoiler: Traduzindo do inglês Spoiler, que vem do verbo “to spoil”, é estragar alguma coisa. No mundo das séries Spoiler é uma informação sobre o que vai acontecer no programa que estraga toda a surpresa para quem ainda não assistiu.

Vejam mais termos em Serie Maniacos  e no Comenta Séries

Pra quem quer opções para assistir as séries sem ter ficar a mercê da transmissão pela TV indico:

netflix_collage-1024x759Opção paga Netflix. https://www.netflix.com/
Sou apaixonada pelo Netflix, principalmente por que ele continua de onde você parou.
Vamos imaginar que você teve que parar de assistir o episodio por alguma razão, quando você se conectar ao site estará lá o episodio exatamente onde você parou, além dele listar todos os episodios e você poder optar por dublado ou não.
Você pode assistir em até 2 telas em HD ao mesmo tempo (pc e smart tv) pelo valor de R$ 22,90


Popcorn Time_145Opção gratuita Popcorn Time https://popcorntime.io/
Esse é parecido o Netflix, mas gratuito.
Precisam saber configura-lo (videos explicativos no youtube).
Vale ressaltar que você precisa ter espaço no HD porque ele baixa o vídeo no seu pc e quando o fecha ele deleta o vídeo.
Não tem opção de dublado e a maioria dos vídeos são em HD.

 

Outras opções gratuitas, mas com vídeos sem a qualidade HD são os sites:

http://www.filmesonlinegratis.net/series/
http://www.seriesvideobb.com/

Espero que tenham gostado dessa postagem bem esclarecedora, porém grandona. rsrs

Fico por aqui desejando um final de semana sensacional para nós.

Bjkitas mil.
E grata, sempre grata por ter vocês aqui.

Marcela Moreira
Designer Gráfica, Encadernadora e Crafter

Postei ouvindo: série The Blacklist

Visitem nossa loja e confiram as novidades!

desconto_50_thumb_thumb_thumb_thumb_thumb_thumb_thumb_thumb

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...