29 de set. de 2009

PAP #2

Hello Scrapper!

Mais uma terça-feira e cá estou com o que deverá ser costume, com mais um PAP novamente voltado para a reciclagem.

Então, a primeira vez que postei esse projeto no DSM as meninas me questionaram muito a respeito de como eu consegui cobrir uma famosa latinha de leite condensado com aquele novo formato com papel.

Confesso que não sei se desenvolveram outra técnica além da pintura, mas acredito que com a técnica do papel machê também dê certo, porém ressalto que não tenho certeza sobre esta última citada, se alguém já conseguiu assim me conte o resultado ok?

Enfim, lá mesmo no DSM eu tentei explicar, mas depois que resolvi abrir essa seção no blog pensei em mostrar como faço.
Acredito que ver as imagens seja melhor que ler uma explicação, então vamos ao nosso 2º PAP.

PAP #2 - Latinha de Leite Condensado

Material:

01

1) 1 lata de leite condensado hieginizada.
2) Alicate para apertar as "rebarbas" da lata. (eu usei um alicate de bijoux)
3) Estilete
4) Tiras de papel com 1cm x 8,5 cm no padrão que quiser. (liso ou decorado)
*Nessa latinha usei papel com 75g/m², sulfite comum, acho ele mais maleável.
E usei 29 tiras. Com uma folha A4 dá pra encapar quase 3 latinhas.
5) Cola. (eu uso a do rótulo azul)
6) Um pincel para passar a cola na lata.
7) Fita de cetim nº1 para o acabamento (opcional)

Além do material básico, régua, base de corte e tesoura.
O estilete está na foto, mas eu usei apenas para cortar as tiras.

1º Passo – Eliminar as "rebarbas".

02
Há várias formas de se fazer esse procedimento, eu prefiro essa.
Com o alicate, aperte as sobras da lata, criadas durante sua abertura, fazendo com que fiquem o mais rente possível as paredes da lata para evitar qualquer acidente.
Todo cuidado é pouco.

2º Passo – Cola

03


Passe a cola em uma pequena parte da lata para evitar o ressecamento da mesma durante o processo da colagem.

3º Passo – Colagem

04
Comece colando a primeira tira seguindo o contorno da lata.
A segunda tira ficará alguns melímetro sobre a última tira colada.
Preste atenção você não vai colar uma ao lado da outra e sim uma sobre a outra.
A parte que vai ficar sobre a tira debaixo não contém cola.
Veja na foto abaixo:

04a

Somente a parte em destaque acima terá contato com a lata e a cola.

Continue a colagem até cobrir toda a lata.

05

Não se preocupe com as sobras de papel da base da lata.

 06

07

A última tira você irá colar o centro dela na lata, para que as laterais fiquem soltas.

4º Passo - Acabamento
Depois da colagem secar vire a lata e com a tesoura corte todas as sobras das tiras.

 08

A medida que eu escolhi de 8,5cm de altura deixa essa sobras, eu prefiro sobrar que faltar, mas você pode cortar as tiras com 8cm, ok?

Depois passe a cola em volta de toda a borda da lata e cole a fita de cetim delicadamente para que ela não fique torta.

009

09

10

Aconselho fazer esse procedimento na parte interna da lata, também para um acabamento melhor e reforçar a seguraça contra as rebarbas.

*Na parte interna você poderá usar tira de papel na cor do acabamento.

Eis o resultado:

  P1015583

Outros modelos:

outras
Na rosa eu usei as tiras com 1,5cm de largura, para esse efeito acredito ser o máximo de largura, acima disso o papel começa a amassar.

Sugestões de presente ou lembrancinha já postados aqui:

P1015594

P1015316

 

Espero que tenha gostado.
Qualquer dúvida é só entrar em contato.

Dedico esse PAP a Lilian Leal e Cláu Akamine que me questionaram sobre essa ténica.

Obrigada pela visita e pelos comentários.
Bjks

Créditos:
Papel cartão e latinha – Kit Spring Breeze- Shabby Princess
Trilha musical – CD Greatest Hits 2002 – Eros Ramazotti

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...