8 de ago. de 2011

Encadernação Longstitch

Olá!!

Inicio meu post desejando uma semana especial pra você.

Então, prometi pra semana passada, mas uma correria tomou conta do meu ser que só agora consegui sentar aqui para postar minha última proeza em encadernação.

Quem me conhece sabe que gosto de fuçar na net e muitas vezes cismo em fazer um projeto do qual nem tenho o PAP ou o material certo.
Mesmo assim quando eu cismo eu faço, teimosa não gosto de receber o seguinte aviso “se não for com o material certo não adianta fazer, vai dar errado!”

Costumo dizer que eu trouxe muita coisa da época de designer gráfica em agência de publicidade para o artesanato, e uma das coisas é essa: palavras como “impossivel, nunca, não, jamais…” e outras de fundo negativo, não fazem parte na hora que quero criar, fazer algum projeto e por isso a cada dia me supero no quesito trabalhos manuais porque sempre procuro por novidades e improvisos.

Foi o que aconteceu com esse projeto.

car_long1101

Você deve ter visto esse tipo de encadernação em couro, em tecido com holler (hörlle) tipo caderno.
Bem, como eu nao tinha o couro e queria um resultado parecido improvisei.

car_long1101b

Pra começar usei um guardanapo lindo com a estampa da Marlene Dietrich no filme Shangai.

Fiz a decoupage no tecido com cola gel da True Colors.

car_long1101c

Pra segurar a costura dando um resistência usei um papel marrom de gramatura 180g/m².

Eu poderia ter colado o tecido no  papel marrom, mas deixei assim para mostrar o tecido.

car_long1101a

Amei o resultado porque consegui exatamente o efeito que eu queria na hora de fechar.

Como não colei o tecido no papel ele ficou mais vulnerável a amassar as  pontas, só precisa de um cuidado extra.

E assim foi mais uma proeza minha, mais um improviso.

Um toque que sempre dou as minhas alunas: “não se prenda as formalidades de certas tecnicas, tenha consciencia do material que está usando e de que a durabilidade pode não ser a mesma que a do original, mas se arrisque, ouse, só assim você vai aprender inclusive sobre os materiais usados e provocar sua criatividade!!”

Anotou aí? rsrsrs

Mudando de assunto…

Recebi mensagens aqui, por e-mail e msn perguntando como faço para cortar o holler (hörlle – papelão cinza) tão perfeito como fiza na caixa meia-lua desse post

Sendo assim seguem algumas dicas:

1ª Dica: usar lâmina nova do estilete.

2ª Dica: aproxime o molde do circulo a ser cortado das bordas, laterais do papelão fazendo isso você já terá um espaço bem menor para cortar. (essa dica está no no meu 1º vídeo aula do Armazém Criativo.)

3ª Dica: dar uma lixada para igualar caso alguma parte tenha saído irregular.

Dicas simples, mas espero ter ajudado.

Bjkitas imensas, obrigada pela visita e comentário.

Postei ouvindo: Shankar Ehsaan Loy - Salaam-E-Ishq (AMOOOOOO!)


Ma Moreira

Designer Gráfica e Crafter

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...