4 de mai. de 2016

Ma, tira uma dúvida? #1

Oi geeeeente!

Eis que uma nova coluna surge aqui no blog.

tira_duvida

Ai Ma você inventando né? Mais uma coluna sendo que você tira dúvida em vídeos?

Siiiim, mais uma coluna! rsrsrs
Gente, eu não ando muito amiga de gravações, mas também não posso deixar de responder perguntas que vocês me fazem e que também podem ser interessantes para outras pessoas.

Sendo assim as quartas-feiras serão divididas entre DIY, Craftando e essa, os três assuntos poderão ser abordados tanto em textos (como é o caso de hoje) como em vídeo, ooook?

Então vamos lá!

Marli, Osasco-SP
Oi Ma, tudo bem?
Então eu vi um post seu aqui onde você fala sobre a cera para impermeabilizar nossos livros, tem outra forma que não seja essa cera?
Amo seus vídeos e sinto falta de novos vídeos.
Muito sucesso pra você e uma beijoca.

Oi Marli eu estou bem e agradeço seu carinho.
Então, há várias formas de “protegermos” nosso trabalho da umidade e da poeira, vou listá-los agora.

Papel Contact
No caso da encadernação é bem simples, depois da capa e contracapa pronta revestida com tecido ou papel é só revesti-las novamente com o contact antes de colar a guarda (o acabamento).

Ainda há a possibilidade de vocês usarem o contact antes de fazer de revestir o projeto, ou seja usar o contact sobre o tecido e papel antes de cortar o tamanho a ser usado.

Vou deixar um vídeo mostrando como fazer no caso de tecido, porque com papel não tem segredo.

Chamo atenção para alguns detalhes do vídeo.
É uma artesã portuguesa, a Cláudia Andrade, e lá em Portugal tem um material próprio pra isso, não sei se temos ele aqui no Brasil, mas vale a pena ver a forma como ela trabalha que é o mesmo com contact ok?
No youtube vocês encontram vídeos nacionais com contact mesmo.

Pra quem gosta de costurices o canal da Claudia é sensacional, a didática dela em explicar é muito simples, estou apaixonada pelos projetos fáceis que ela ensina, acho que vou me aventurar. kkkkkkk

Verniz em spray ou liquido e goma laca.
Eu usei por anos o spray e gostava do resultado no papel, se seguirem a explicação na embalagem fica bem legal.
Só que pra quem usa papel com impressão a jato de tinta, não é 100% a proteção, mas vale a pena usa-lo.
No caso do verniz em tecido, não funciona.
A goma laca também usei um tempo, mas se vocês não souberem usá-la poderá manchar o papel.

Cola e termolina.
Esses dois produtos as pessoas usam em tecidos, há quem passa a cola diluida em um pouquinho de água depois do projeto finalizado, já a termolina costumam engomar o tecido antes de trabalhar com ele.
Bom, eu particularmente não gosto nem de um e nem de outro porque você tira o toque do tecido, sendo assim deixarei mais um vídeo pra vocês.

Essas opções só funcionam com tecido.

Cera em pasta.
Eu tenho usado mais essa cera ultimamente, o resultado ao lado mostra como ela protege o papel impresso a jato de tinta.
Você a encontra em casas especializadas.
Confiram nesse post mais informações, só não indico mais para comprarem no fabricante porque teve uma pessoa que seguiu minha dica em comprar com eles e teve uma baita dor de cabeça com a entrega, então procure em outros lugares.

Bem, espero ter tirado a dúvida agora vai de vocês qual opção escolher.

Fico por aqui mandem suas dúvidas, elas poderão aparecer por aqui.

Bjkitas imensas
E grata, muito grata por ter vocês aqui.

Marcela Moreira
Designer Gráfica, Encadernadora e Crafter
Postei ouvindo: canal History.

Visitem e curtam nossa fanpage para conferirem as novidades por lá!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...