2 de mai. de 2016

Papo Reto: Ciúmes e Inveja na Sociedade

Oi queridonas e queridões?
Como foram de final de semana?
Aqui ótimo com friozinho.
Aeeeeee, finalmente ele chegou né?! rsrsrs

Hoje nosso Papo Reto será escrito, confesso que estou com preguiça de ligar a cam para o nosso papo “olho no olho” se quiserem ele em vídeo mandem mensagem dizendo que preferem essa opção, ok? hihihihihih

Bem, vocês sabem que o foco do blog é o mundo da crafter/artesã certo?
ok meninos também artesãos. rsrs
Sendo assim, todos os assuntos abordados no Papo Reto tem essa pegada, então vamos falar de algo que rola em nosso meio, aliás em qualquer meio de trabalho, que é o Ciúmes e a Inveja.

dk_blog_6.14

É fato que quando uma amizade ou sociedade entre artesãs acaba sempre encontramos aquelas conclusões do tipo: “Ah! Estava na cara que não iriam durar muito tempo juntas, fulana tinha ciumes, inveja da ciclana.”

Então eu pergunto: vocês sabem realmente a diferença entre um sentimento e outro?

Vamos a definição e explicação de cada um para entendermos melhor o que acontece nas amizades-sociedades.

bildeO ciúme é um sentimento natural do ser humano, produzido pela falta de exclusividade do sentimento, da dedicação e do cuidado da pessoa de quem se gosta.

Podemos sentir ciúmes de objetos e animais também.

Quem aí nunca teve ciúmes de seus livros ou cds e não só do namorado/marido?

 

invidiea inveja está ligada intimimamente ao ciúmes, mas enquanto o ciúmes é o medo de perder algo ou alguém a inveja não desperta isso em quem a sente, porém causa o mesmo desconforto e raiva, que se tornar um tormento a quem a tem.

Um exemplo bem simples: eu tenho ciúmes do meu computador, meu sonho é viajar pelo mundo conhecendo novas culturas, mas não tenho inveja do meu computador porque ele está ligado a várias pessoas do mundo pela internet! Entenderam?

Ciumes sentimos por pessoas, animais e objetos, inveja sentimos de pessoas apenas, desejamos o que ela tem acreditando sermos incapazes termos.

A inveja é estável, não aumenta, já o ciúmes pode se tornar uma patologia levando a obscessão.

Tanto um sentimento quanto o outro está relacionado falta de foco na própria vida de quem os sentem, está relacionado também a baixa auto-estima, a Fulana se sente tão inferior a Ciclana, é incapaz de olhar para si mesma e ver suas próprias qualidades, capacidades.

Depositphotos_9170963_m-2015-634x423Vale ressaltarmos que ambos podem ter um resultado positivo, podem despertar na pessoa que os sentem algo como: melhorar a aparência, desenvolver novas habilidades, trabalhar a auto-estima, procurar superar a outra pessoa, mas tudo isso de forma positiva, sem o tom vingativo.

No canal já abordei duas situações sobre terminos de sociedade-amizade (vejam aqui) que claro podem ter relação com a inveja e ciúmes, mas é bom analisar com calma, porque cada caso é um caso e como todo relacionamento a sociedade antes de chegar ao extremo deve ter um momento DR (discutir a relação) para de repente poderem acertar a arestas, tirar a insegurança, acabar com a falta de confiança que podem ser motivos para desencadear esses sentimentos.

Como qualquer outro sentimento ruim se esses forem motivados por uma onda de pensamentos negativos sem o diálogo franco e aberto, podem levar  a parte que se deixa envolver por eles a um declínio sem fim, por isso é bom prestar a atenção para não acontecer com quem você quer bem.

Image-1531

Nem toda situação que leva a um término está relacionada ao ciúmes e inveja!

Espero que tenham gostado desse nosso papo reto e até o próximo.

Bjkitas imensas
E grata, muito grata por ter vocês aqui.

Marcela Moreira
Designer Gráfica, Encadernadora e Crafter
Postei ouvindo: nada.

Visitem e curtam nossa fanpage para conferirem as novidades por lá!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...